1.000.000.000.000
1.000.000.000.000
Bem Vindo à Igreja dos Trilionários.
Sermões Matemáticos e Geométricos

Projeto de Construção


Preparação de Fundo para a Construção (1 Crônicas 22:14)

Quem pagaria a conta da construção e quanto seria isso?

Muitos fariam cálculos de Custo-Benefício.

Assim, o profeta Malaquias desafia o povo para contribuir para a construção do Templo com dízimos.

“Eu, o Deus Todo-poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bençãos.” (Malaquias 3:10) É o custo-benefício garantido por Deus.

Mas Abrão deu para a Melquisedeque a décima parte de tudo o que havia trazido de volta. (Genesis 14:20) E não quis nenhum favor de volta. Só recebeu a benção: “Abrão seja abençoado pelo Altíssimo Deus, que criou o céu e a terra. Seja louvado o Altíssimo Deus, que entregou os inimigos de você nas suas mãos.” (Genesis 14:19-20)

Mas quem leva vantagem é quem abençoa Abrão.

“...Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma benção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você todos os povos do mundo serão abençoados.” (Genesis 12:2-3)

Eis a ação de Deus. A ação divina vem através da boca e do coração dos outros. (Romanos 10:10) E a função de Abrão é simplesmente estar lá.

Esse cálculo de custo-benefício é menos atraente do que aquele.

Às vezes as pessoas fazem coisas que ninguém realmente entende o custo-benefício. Como por exemplo o famoso Judas, o traidor.

Dizem que Judas queria fazer movimento político e queria levantar fundo para isso. Por isso vendeu o seu amigo Jesus. Era por 30 moedas de prata. (Mateus 26:5) 30 moedas de prata eram pagas por dono para dono no caso de um boi chifrar um escravo ou uma escrava ferindo-os. (Exodo21:32)

Mesmo que haja dúvidas nas suas razões da suposta traição, que hoje se discute depois da descoberta do evangelho de Judas, mereceu morrer por isso: vender Jesus por 600 reais mais ou menos. E, ainda mais, pior que aquilo, jogou os fora depois de se arrepender.

O profeta Zacarias (11:12) já tinha previsto isso: 30 moedas de prata, 30 siclos, 11,4 gramas por siclo. São 342 gramas no total.

Cada siclo era medida de salário de 4 dias, então era salário de 120 dias de um trabalhador. (Levítico 27:3, 25)

Era pouco. Era muito pouco.

Mas, às vezes, Deus se alegra com pouco.

A oferta da viúva era de duas moedinhas, isto é, um quadrante. São dois reais, mais ou menos. Mas segundo Jesus ela foi quem contribuiu mais.

“...Esta viúva deu mais do que todos. Porque os outros deram do que estava sobrando. Ela, porém, deu tudo o que tinha para viver.” (Marcos 12:41-44)

Até peixes tinham como contribuir. Na boca do peixe havia um estáter para o imposto de duas pessoas, de Jesus e de Pedro. (Mateus 17:26) Um estáter é um siclo, e equivale a 4 dracmas.

São 20 reais, mais ou menos.

Muita confusão de pesos e medidas e sobre moedas.

Mas quem vai pagar tudo isso vai ser Deus mesmo. Será Ele mesmo. (Êxodo 3:14)

Vai ser tudo grátis, tudo de graça!

“...pois Eu estou criando um novo céu e uma nova terra...” (Isaías 65:17)

Por que Ele pagaria tudo?

Deus só quer reconhecimento da sua autoria!

“...Eu ficarei contente com Jerusalém, e o meu povo me encherá de alegria...fiquem felizes para sempre com aquilo que Eu vou criar...” (Isaías 65:18-19)

É a Mente de Deus!

Deu de graça a vida de Cristo, que morreu na cruz por todos.

Muitos relatos descritivos de quanto cada um contribuiu estão espalhados pela Bíblia.

Mas a maior soma de quantia preparada para a construção do Templo é de Davi. A preparação de Davi para a construção do Templo (1 Crônicas 29) foi enorme. Seguindo o líder, os chefes dos grupos de famílias, as autoridades das tribos, os oficiais do exército e os administradores das propriedades do rei deram de livre vontade para a obra do Templo. (1 Crônicas 29:6-7) O povo seguiu os líderes, alegres e felizes e deu de boa vontade ofertas ao Deus Eterno. (1 Crônicas 29:9)

A contabilidade arquivada no versículo de 1 Crônicas 22:14 é assustadora.

Conseguiu juntar “...cem mil talentos de ouro, um milhão de talentos de prata, e uma quantidade de bronze e de ferro que não se pode avaliar. Preparei também madeira e pedras e tu ainda acrescentarás mais.” (Tradução da Bíblia de Jerusalém)

E traduzindo para ser fácil: “...com muito esforço eu ajuntei mais de três mil e quatrocentas toneladas de ouro e mais de trinta e quatro mil toneladas de prata para serem usados na construção. Além disso, há uma quantidade tão grande de bronze e ferro, que nem dá para contar. Também armazenei madeira e pedras preparadas, mas você deve arranjar mais.”

Cem mil talentos de ouro são três mil e quatrocentas toneladas de ouro.

Um milhão de talentos de prata são trinta e quatro mil toneladas de prata.

Como o ouro valia naquela época 13,3 pratas, então consegue-se comparar as duas quantidades.

Só ouro e prata equivaleriam em torno de 60 bilhões de dolares hoje.

Ninguém, até hoje, pode preparar mais do que isso para a construção da casa de Deus.

Ele diz que foi pobre! “Eis que, mesmo sendo pobre, pude reservar para a casa de Iahweh...” “...com muito esforço eu ajuntei...”

Ninguém até hoje poderia ter preparado mais do que Davi.

E ele mesmo convida todos. “Avante! Mãos à obra! E que Iahweh esteja contigo!” (1 Crônicas 22:16)


Home Conteúdo Anterior 14/30 Próxima


Alexandre Choi


Os versículos bíblicos são de João Ferreira de Almeida Atualizada, veiculados pelo site www.biblegateway.com ©