1.000.000.000.000
1.000.000.000.000
Bem Vindo à Igreja dos Trilionários.
Sermões Matemáticos e Geométricos

Projeto Econômico


Economia (Ecclesiastes 1:8)

A economia se preocupa com como utilizar os recursos escassos para satisfazer as necessidades.

As necessidades nunca se satisfazem enquanto os recursos estão sempre em falta.

“...Os nossos olhos não se cansam de ver nem os nossos ouvidos de ouvir.” (Ecclesiastes 1:8)

Em se tratando de um tema tão simples, muitas pessoas gastaram muitos anos de estudo e de pesquisa para melhorar o entendimento e refinar os controles dos procedimentos que modificam sensivelmente a cada variação.

Para isso, introduzem conceitos como moeda, custo, procura, consumo, crescimento, concorrência, mercado, oferta, demanda, equilíbrio, produção, imposto, preços, câmbios, inflação, investimento, depreciação, juros, poupança, balanço, déficit, orçamentos, inovação, desenvolvimento, capitalismo, responsabilidade, emprego, desemprego, bancos, créditos e débitos, urbanização, salários, reformas, estabilidade, meio ambiente, produtividade, planejamento, guerras, riscos etc.

Mas isso não parece simples!

É simples, tanto quanto 1+1 é igual a 2!

Mas quando se multiplicam em termos de duas pessoas, três pessoas, uma família, duas famílias, uma comunidade e uma sociedade ou uma nação, um continente e, finalmente, se tratando de mundo inteiro isto torna-se muito complicado.

Se calcular, baseado nos restaurantes por kilo, fica mais simples.

Se cada pessoa necessita de 1 kg de comida por dia para se manter, e cada um kg de comida vale 10 reais, então fica claro a questão.

Uma pessoa necessita de 365 kg de comida por ano que custaria 3.650,00 reais por ano. Isso é fácil.

Duas pessoas necessitam de 730 kg de comida por ano que custaria 7.300,00 reais por ano. Isso também é fácil.

Três pessoas necessitam de 1.095 kg de comida por ano que custaria 10.950,00 reais por ano. Ainda é fácil.

E assim continua.

Mas se pensar na população mundial de 6 bilhões de pessoas o número fica assustadoramente perturbador.

São 6 bilhões de kilos de comida todos os dias.

São 60 bilhões de reais todos os dias.

A primeira surpresa é o cálculo simples de 6 bilhões de pessoas necessitando 60 bilhões de reais de comida por dia, e não por ano, como o que as organizações mundiais de pesquisa apontam para o problema alimentar do mundo dizendo que o mundo precisa de mais ou menos de 60 bilhões de dolares por ano de comida.

Seriam, para o cálculo simples, 21,9 trilhões de reais por ano e não somente 60 bilhões de dolares.

O problema de produção e de distribuição aumenta e fica comprometido se não prestar muita atenção.

Quem ora “...Pão nosso de cada dia...” deve-se conscientizar sobre isso.

Enquanto se pede orando somente para si, o pão de cada dia não pesa muito. Mas se começar a orar por todas as pessoas da família, do trabalho, da sociedade, de um país e de todas as pessoas do mundo inteiro o “pão nosso de cada dia...” torna-se cada vez mais pesado para uma ou duas pessoas se responsabilizarem.

Por isso, o sábio do provérbio faz oração assim: “Eu te peço, ó Deus, ..., não me deixes ficar nem rico, nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver” (Provérbios 30:7-9)

Este sabe perfeitamente como é pesado ser responsável por muitos.

“Quanto mais rica é a pessoa, mais bocas têm para alimentar”. (Ecclesiastes 5:11) Ele sabe orar por todos.

E se responsabilizar, pelo menos, o número de pessoas que ele incluiu na oração diária dele o tornará rico sem ele saber.

Mas se os ricos concentrarem demais para si recursos, não sobrará muito para outros.

“O comerciante que armazena mantimento, esperando preço mais alto, é amaldiçoado pelo povo; mas o que põe à venda o que tem é estimado por todos.” (Provérbios 11:26)

O lucro dele pode ser pequeno, mas o povo agradece.

Ainda hoje, isso deveria funcionar!

Mas a urbanização, falta de mercadorias por causa do consumismo, excesso de população, má distribuição, e muitos outros fatores já não são previstos que façam sentido para as decisões de um só comerciante.

Os especialistas diriam que o sistema tem outras prioridades, outros rumos.

“Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que têm, pois Deus disse: ‘Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei.’” (Hebreus 13:5)

“Cuidado, não aceite dinheiro para torcer a justiça, não deixe que as muitas riquezas o seduzam.” (Jó 36:18)

“Não se deixe seduzir por um presente, nem se perverter com rico suborno.” “

Não te leve à revolta a ameaça do castigo! Tens com que pagar? Não te enganes!” (Jó 36:18 – TEB)

“Portanto, sejamos corajosos e afirmemos: ‘O Senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. Que mal pode alguém me fazer?’” (Hebreus 13:6)

“Nos últimos dias haverá tempos difíceis.” (2Timóteo 3:1)

“Pois os homens serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos pais e não terão respeito à religião. Não terão amor para com os outros e serão duros, caluniadores, sem domínio próprio, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus, terão a forma exterior da nossa religião, mas rejeitarão o seu verdadeiro poder.” (2Timóteo 3:2-5)

“Afaste-se dessa gente.” (2Timéteo 3:5b)

“Porque o amor ao dinheiro é fonte de todos os tipos de males. E alguns, por quererem tanto o dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos.” (1Timóteo 6:10)

“Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.” (Lucas 16:13, Mateus 6:24)

“O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá frutos bons será cortada e jogada no fogo.” (Lucas 3:9)

Perguntem a Deus “o que devemos fazer?” (Lucas 3: 10)

A resposta é simples. “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma, e quem tiver comida reparta com quem não tem.” (Lucas 3:11)

Para cobradores de imposto a resposta é: “Não cobre mais do que a lei manda.” (Lucas 3:13)

E para os soldados a resposta é: “Não tomem dinheiro de ninguém, nem pela força nem por meio de acusações falsas. E contentem-se com o salário que recebem.” (Lucas 3:14)

“Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer. Isso também é ilusão!” (Eclesiastes 5:10)

“Quanto mais rica é a pessoa, mais bocas tem para alimentar. E o que ela ganha com isso é apenas saber que é rica.” (Eclesiastes 5:11)

“...porém o rico se preocupa tanto com as coisas que possui, que nem consegue dormir.” (Eclesiastes 5:12)

“...algumas pessoas economizam dinheiro e sofrem com isso.” (Eclesiastes 5:13)

“Como entramos neste mundo, assim também saímos, isto é, sem nada.

Apesar de todo o nosso trabalho, não podemos levar nada desta vida.” (Eclesiastes 5:15)

“...Nós vamos embora deste mundo do mesmo jeito que viemos. Trabalhamos tanto, tentando pegar o vento, e o que é que ganhamos com isso?” (Eclesiastes 5:16)

“O que ganhamos é passar a vida na escuridão e na tristeza, preocupados, doentes e amargurados.” (Eclesiastes 5:17)

“Então cheguei a esta conclusão: a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a curta vida que Deus lhe deu é comer e beber e aproveitar bem o que ganhou com seu trabalho. Essa é a parte que cabe a cada um.” (Eclesiastes 5:18)

“Se Deus der a você riquezas e propriedades e deixar que as aproveite, fique contente com o que recebeu e com o seu trabalho. Isso é um presente de Deus.” (Eclesiastes 5:19)

“A riqueza que é fácil de ganhar é fácil de perder; quanto mais difícil for para ganhar, mais você terá.” (Provérbios 13:11)

“O rico tem de usar o seu dinheiro para pagar por sua vida, mas ninguém ameaça o pobre.” (Provérbios 3:8)

“Se você emprestar dinheiro a algum pobre do meu povo, não faça como o agiota, que cobra juros.” (Exodo 22:25)

Um quebra cabeça, charada, para os dias de hoje:

“Dois homens deviam dinheiro a um homem que costumava emprestar. Um deles devia quinhentas moedas de prata, e o outro, cinqüenta, mas nenhum dos dois podia pagar ao que havia emprestado. Então ele perdoou as dívidas dos dois. Qual deles vai estimá-lo mais?” (Lucas 7:41)

“Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir.” (1Pedro 5:2)

“Não levem nada na viagem: nem bengala para se apoiarem nem sacola nem comida nem dinheiro nem mesmo uma túnica a mais.” (Lucas 9:3)

“Os homens corretos são como uma luz brilhante, porém os maus são como uma vela que está se apagando.” (Provérbios 13:9)

“Ninguém acende uma lamparina para pôr num lugar escondido ou debaixo de um cesto. Ao contrário, põe a lamparina no lugar próprio, para que a pessoa que entrar possa enxergar tudo bem. Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os seus olhos são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo todo ficará na escuridão. Portanto, tenha cuidado para que a luz que há em você não vire escuridão. Pois, se o seu corpo todo está cheio de luz, e nenhuma parte está na escuridão, ele brilhará tanto como se estivesse iluminado por uma luz.” (Lucas 11:33-36)

Para o empregado que escondeu o dinheiro na terra, o dono cobra: “...Então por que não pôs o meu dinheiro no banco? Assim, quando eu voltasse da viagem, o receberia com juros.” (Lucas 19:23)

Não se trata de receber juros corretos, nem juros compostos.

“Quem fica rico emprestando dinheiro a juros altos e explorando o povo acaba deixando a sua riqueza para quem é bondoso com os pobres.” (Provérbio 28:8)

É fácil juntar dinheiro no céu. E é muito seguro.

“Não ajuntem riquezas neste mundo, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam.” (Mateus 6:19)

Porque todos tentam roubar.

“Ao contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las.” (Mateus 6:20)

Porque ninguém consegue roubar.

Deus é pobre por que não tem dinheiro.

Deus é rico, muito rico, por que guarda todo o dinheiro do mundo.

“Ser bondoso com os pobres é emprestar para Deus, e ele nos devolve o bem que fazemos.” (Provérbios 19:17)


Home Conteúdo Anterior 18/30 Próxima


Alexandre Choi


Os versículos bíblicos são de João Ferreira de Almeida Atualizada, veiculados pelo site www.biblegateway.com ©